5 benefícios de implementar RPA na sua organização - Protiviti
5 benefícios de implementar RPA na sua organização
Compartilhe:
Assine nossa newsletter

Fique por dentro das melhores notícias, eventos e lançamentos do mercado




    5 benefícios de implementar RPA na sua organização

    Publicado em: 13 de julho de 2023

    Saiba mais sobre as soluções de RPA e as vantagens que elas podem agregar nas empresas.

    O atual cenário global está em ponto de ebulição na revolução digital na qual vivemos. Marcos como a pandemia da Covid-19 e evolução das IA seguem revolucionando os métodos de trabalho nas organizações, e implementar o RPA (Robotic Process Automation) se destaca como uma solução disruptiva e altamente eficaz para a produtividade e a eficiência dos processos. Esta tecnologia, que utiliza robôs de software para automatizar tarefas manuais, repetitivas e baseadas em regras, possibilita que as empresas realizem suas operações com maior eficiência, precisão e consistência.

    Consequentemente, o trabalho manual repetitivo e “mundano” é substituído por uma automação que liberar seu material humano para focar em atividades mais estratégicas e direcionadas ao crescimento do negócio. Neste artigo, confira os 5 principais benefícios de implementar RPA e entenda como essa tecnologia está impulsionando a inovação e a transformação digital nas organizações. 

    1. Aumento de Eficiência  

    A automação dos processos permite que colaboradores se dediquem às atividades mais estratégias e que não sejam repetitivas, desta forma erros operacionais e retrabalhos tendem a zerar reduzindo significativamente o tempo de execução dessas atividades, além disso há a diminuição significativa do tempo de execução das atividades, já que o computador executa as atividades muito mais rápido que um ser humano – logo, isso diminui atrasos e o SLA dos processos. 

    2. Redução de custos  

    O RPA proporciona uma considerável redução de custos para as organizações, uma vez que as tarefas repetitivas e prolongadas passam a ser executadas pela automação, desta forma é possível reduzir o custo de mão de obra e treinamentos, aumentando a produtividade do recurso humano que executava a tarefa anteriormente e permitindo que ele desempenha funções mais estratégicas para o negócio. Outro ponto que deve ser levado em conta é que os erros cometidos anterior a automação geram uma economia de custo e tempo para a organização, pois esses erros diminuem drasticamente. Se o processo estiver em boa conformidade, os erros tendem a ser inexistentes. 

    3. Maior Conformidade Regulatória e Auditabilidade 

    Para alguns setores, como o da saúde ou financeiro, que tem grandes agências regulatórias auditando os processos, a implantação do RPA é muito relevante. Isso porque essas atividades exigem rastreabilidade e transparência, ocorrendo o registro de todas as atividades executadas pela automação. Sendo assim, as organizações conseguem demonstrar a conformidade e a legalidades de seus processos, reduzindo ao mínimo os riscos legais. Vale ressaltar também a segurança de dados. Com a aprovação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) em 2018, muitos dados sensíveis de clientes transitam entre os inúmeros processos das organizações e a exposição destes podem gerar uma serie de problemas legais e estratégicos para as empresa.

    4. Aprimoramento da Experiência do Cliente 

    A implementação do RPA gera maior eficiência nas tarefas, reduzindo o tempo de execução das atividades, reduzindo o SLA no atendimento aos clientes. Como consequência, melhora a experiência do cliente, pois garante também maior qualidade no atendimento traduzindo-se em fidelização e crescimento nos negócios. 

    5. Escalabilidade 

    A automação de processos proporciona escalabilidade, aumentando a dimensão do RPA de acordo as necessidades da empresa, conforme a demanda. O RPA possibilita a difusão de automações por diferentes áreas da empresa, o que oportuniza o crescimento de todos os benefícios da automação. Com isso, a escalabilidade é extremamente benéfica para empresas em crescimento. 

    São inúmeros os benefícios de implementar RPA. Além dos listados, destacam-se também a melhoria de precisão e qualidade dos resultados que contribuem para processos mais consistentes e confiáveis. O RPA tem a capacidade de integrar-se facilmente a sistemas legados e aplicativos existentes. Isso permite que as organizações aproveitem seus investimentos em TI sem a necessidade de substituir completamente sistemas antigos.   

    A automação de processos é extremamente vantajosa às empresas, considerando principalmente as vantagens competitivas proporcionadas em um mercado onde a concorrência é cada vez mais agressiva. A capacidade de automatizar tarefas repetitivas torna o RPA uma ferramenta indispensável para impulsionar a transformação digital e conquistar uma posição de destaque no mercado. 

    *Pedro Azevedo é consultor Sênior de Automação Inteligente de Processos da Protiviti. A empresa é especializada em soluções para gestão de riscos, compliance, auditoria interna, investigação, proteção e privacidade de dados. 

    Fonte de consulta

    Compartilhe:

    Publicações relacionadas

    4 passos para preparar seus processos para a automação

    23 de maio de 2024

    Confira a seguir 4 passos importantes para preparar o seu processo para a automatização.

    Leia mais

    6 passos para a redução do desperdício na saúde

    17 de outubro de 2023

    Conheça a metodologia “Lean Healthcare”, o Mapeamento do Fluxo de Valor, e entenda como ela pode ajudar a reduzir o desperdício na saúde.

    Leia mais

    Implementação de RPA: os 5 principais erros que as organizações cometem – e como evitá-los

    19 de junho de 2023

    Entenda os desafios da implementação de RPA e veja como evitar os principais erros que as empresas cometem nesse processo.

    Leia mais

    RPA: benefícios para os colaboradores

    31 de março de 2023

    A adoção do RPA por empresas de diversos setores talvez seja interpretada como um risco aos trabalhadores humanos. No entanto, mais do que vantagens para a empresa, a adoção desta tecnologia também traz benefícios importantes aos colaboradores que o utilizam.

    Leia mais