Guia para Continuidade de Negócios e Resiliência - Protiviti
Guia para Continuidade de Negócios e Resiliência
Compartilhe:
Assine nossa newsletter

Fique por dentro das melhores notícias, eventos e lançamentos do mercado




    Guia para Continuidade de Negócios e Resiliência

    Publicado em: 17 de outubro de 2022

    Dê à sua organização a vantagem de suportar interrupções e atingir consistentemente as metas de negócios, reduzindo perdas financeiras, operacionais, de segurança cibernética e de eficiência. Avalie suas áreas de risco e desenvolva, aprimore e mantenha planos para permitir a resiliência, independentemente da circunstância. Atualizamos o nosso guia para responder perguntas-chave, abrangendo questões urgentes e referências de práticas.

    [Material em inglês]

    Planejar para o inesperado. Construir resiliência

    Dê à sua organização a vantagem de suportar interrupções e atinja consistentemente as metas de negócio, reduzindo perdas financeiras, operacionais, de cibersegurança e de eficiência. Avalie suas áreas de riscos,  desenvolvendo, aprimorando e mantendo planos para permitir resiliência, independentemente da circunstância.


    Voltando para 2020, o mundo estava em meio a uma pandemia completa — as organizações estavam congelando contratações, realizando demissões, reorganizando seus orçamentos, entre outros. Muitos estavam sendo afetados negativamente em seus planos de negócio, governança e lucros. Todos os setores estavam se esforçando para manter as portas abertas e muitas empresas estavam fechando definitivamente.

    Em resposta, as organizações introduziram o trabalho híbrido e remoto ― equipes de trabalho descentralizadas e videoconferências se tornaram a regra ― à medida que as organizações demonstravam adaptabilidade e gerenciamento de crises. Em meio a incerteza de mudanças operacionais e interrupções na cadeia de suprimentos, as organizações se esforçaram para manter sua segurança e agilidade contra diversas ondas de novas informações. Gestão de continuidade de negócios, embora não seja uma prática nova, nunca foi tão importante. As organizações que se planejam com antecedência estão mais bem preparadas para mitigar crises de qualquer natureza e garantir a resiliência da companhia.

    Hoje, calamidades e contratempos continuam fazendo parte do nosso ambiente. Coberturas jornalísticas contêm manchetes de catástrofes mundo afora — desastres naturais e causados pelo homem, ataques cibernéticos, e epidemias — nos fazendo querer mudar de canal ou pular a manchete dos jornais e sites. Entretanto, como responsáveis pelas áreas de negócio, por tecnologia e como líderes e praticantes da continuidade de negócios, nós devemos estar extremamente atentos. Já prevemos tudo que impacte a continuidade do negócio — furacões atingindo embarcações, interrupções de comunicação em nuvem de e-commerces, ou novas regulações gerando gargalos operacionais. Continuidade de negócios significa contemplar todos os cenários de interrupção, incluindo interrupções simultâneas no negócio e seus potenciais respostas. Nunca é cedo demais para iniciar ou atualizar seu programa de continuidade e se planejar para o inesperado.

    Compartilhe:

    Publicações relacionadas

    Continuidade de Negócios: desafios de implementação em grandes indústrias

    26 de outubro de 2023

    Grandes indústrias precisam se precaver quanto aos riscos que podem atingir as atividades e prejudicar a continuidade dos negócios.

    Leia mais

    A continuidade de negócios nos hospitais e a importância do prontuário médico

    7 de março de 2023

    É necessário que equipes que lidam diretamente com o preenchimento,  consulta e  guarda do prontuário médico, passem por treinamentos de LGPD

    Leia mais

    Infográfico Top Risks 2023: destaques brasileiros da percepção dos riscos de 2023 e 2032

    14 de fevereiro de 2023

    Conheça quais riscos corporativos se destacam na perspectiva de diretores executivos e C-Levels do Brasil e do mundo.

    Leia mais

    A importância da realização de testes e simulados para a maturidade de Continuidade de Negócios

    20 de janeiro de 2023

    Uma parte importante da governança para a continuidade de negócios é a checagem do sistema implementado, com testes e simulados.

    Leia mais