Auditor Interno do futuro tem perfil tech, aponta pesquisa
Auditor interno com competência em tecnologia está entre os perfis profissionais mais procurados do Brasil, aponta Protiviti
Compartilhe:
Assine nossa newsletter

Fique por dentro das melhores notícias, eventos e lançamentos do mercado




    Auditor interno com competência em tecnologia está entre os perfis profissionais mais procurados do Brasil, aponta Protiviti

    Publicado em: 15 de maio de 2023

    Executivos do setor relatam falta de acesso a talentos com capacidades em tecnologias como aprendizado de máquina, automação e análise de dados, além de habilidades em riscos

    A evolução dos riscos empresariais coloca os profissionais da Auditoria Interna no centro das atenções.  A situação se torna mais alarmante com o cenário de dificuldades na contratação e retenção do auditor interno. De acordo com a pesquisa Next-Gen IA (Next-Generation Internal Audit Survey), realizada pela Protiviti, empresa especializada em soluções para gestão de riscos, compliance, ESG, auditoria interna, investigação, proteção e privacidade de dados, 43% dos executivos do setor relatam falta de acesso a habilidades e talentos específicos necessário para essa área.

    “A escassez de recursos e talentos que atuem com demandas atuais, como o uso de tecnologia nas rotinas do setor, ocorre em um momento no qual a expectativa é de que o auditor interno assuma um papel de protagonista nos riscos que surgem diariamente em um ambiente inóspito como o que vivemos. Além disso, as regulamentações e as mudanças nas prioridades de negócios trazem um componente adicional aos desafios”, esclarece Bruno Giometti, diretor de Auditoria Interna da Protiviti Brasil.

    A pesquisa, que entrevistou 573 executivos, incluindo chefes executivos, diretores e gerentes de auditoria de empresas de todo mundo, sendo 60% delas com receitas de US$ 1 bilhão ou mais, identificou ainda que a escassez de profissionais está conectada a profissionais que transitam com proficiência e naturalidade nas mais diversas tecnologias que fazem parte dos negócios, como aprendizado de máquina, automação e análise de dados. Apenas 31% dos executivos têm acesso a esse tipo de perfil de auditor em suas equipes, o que dificulta a função de auditoria interna de inovar e agregar maior valor aos stakeholders.

    Os Executivos de Auditoria (CAEs), que correspondem a 36% dos entrevistados, trouxeram grande preocupação com o aumento do custo dos salários e, em especial, à forte pressão das companhias para que haja uma maior eficiência financeira, e, ainda, 34% apontaram os desafios de construir e manter uma cultura focada na entrega de valor em meio a modelos de trabalho híbrido e remoto.

    O estudo sugere que é vital que os líderes de auditoria desenvolvam estratégias para atrair, reter e treinar pessoas qualificadas, mantendo o pé no acelerador quando se trata de evoluir e maximizar a relevância da função para o futuro.

    Diante deste cenário, as áreas de auditoria interna têm buscado estratégias alternativas para garantir o acesso aos talentos e, especial, às habilidades certas para as demandas, incluindo acordos de co-sourcing e programas de auditoria rotativa, como um complemento crítico para a contratação e as atividades de treinamento. “Isso é especialmente relevante para conjuntos de habilidades tecnológicas difíceis de encontrar”, finaliza Giometti.

    Compartilhe:

    Publicações relacionadas

    A auditoria interna e ESG na era do ‘Cisne Verde’ 

    8 de janeiro de 2024

    A importância do ESG é indiscutível entre executivos do mundo todo. Nesse contexto, a relação entre auditoria interna e ESG ganha espaço.

    Leia mais

    Vazamento de informações: falha na proteção dos dados ou falta de gestão dos acessos internos? 

    8 de novembro de 2023

    O vazamento de informações é uma das principais pautas entre gestores de TI e um dos maiores riscos que as empresas podem enfrentar

    Leia mais

    Auditoria interna para a adesão do Brasil à OCDE: caminho para a redução da corrupção e das fraudes

    28 de junho de 2023

    As nações que adotam boas práticas de governança corporativa têm a necessidade de ter um sistema de auditoria interna desenvolvido e independente.

    Leia mais

    Next-Gen IA 2023: o futuro da Auditoria Interna

    15 de maio de 2023

    Pesquisa Next-Gen IA 2023: os desafios que a Auditoria Interna enfrenta são claros para os executivos do setor: diante da escassez de novos talentos e de uma demanda cada vez maior para apoiar a transformação digital das empresas, o cenário exige da área um posicionamento cada vez mais estratégico. A pesquisa foi realizada pela Protiviti […]

    Leia mais