Selo Agro+ Integridade reconhece o seu programa de compliance - Protiviti
Selo Agro+ Integridade reconhece o seu programa de compliance
Compartilhe:
Assine nossa newsletter

Fique por dentro das melhores notícias, eventos e lançamentos do mercado




    Selo Agro+ Integridade reconhece o seu programa de compliance

    Publicado em: 30 de outubro de 2020

    Faça parte do seleto rol de empresas que possuem esse reconhecimento e fortaleça a sua governança corporativa, Selo Agro+ Integridade

    As empresas e cooperativas do agronegócio que pretendem ter as suas boas práticas de integridade, ética, sustentabilidade ambiental e responsabilidade social reconhecidas podem contar com o “Selo Agro+ Integridade” do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

    O “Selo Agro+ Integridade” foi criado pela Portaria MAPA nº 2462 em 12/12/2017. Seu maior objetivo é o de reconhecer e premiar as práticas de integridade por empresas do agronegócio. Apenas em 2019, com a publicação da Portaria MAPA nº 212, as cooperativas foram consideradas elegíveis para a aquisição do Selo e foram atribuídos requisitos para a renovação das empresas premiadas em 2018. Lembramos que a validade do Selo é anual.

    Destacamos que o regulamento diz que: “Não estão enquadrados para fins de premiação os interessados do ramo de logística, armazenagem e laboratórios, ainda que envolvidos na atividade de apoio à atividade agropecuária”.

    Segundo o MAPA, os principais objetivos do “Selo Agro+ Integridade” são:

    Para se candidatar à conquista do “Selo Agro+ Integridade”, a sua empresa será avaliada sob a ótica de alguns requisitos de habilitação, organizados em 5 blocos:

    I – Sob o enfoque anticorrupção
    II – Sob o enfoque Trabalhista
    III – Sob o enfoque da Sustentabilidade
    IV – Sob o enfoque das exigências setoriais
    V – Requisitos de Avaliação – Relatório técnico denominado Programa de Gestão Sustentável (foco meio ambiente)

    Dentre algumas evidências, destacamos aquelas que serão avaliadas no item requisitos de habilitação sob enfoque anticorrupção:

    Sabemos que cada vez mais as empresas são cobradas pelos seus stakeholders por ações direcionadas a sustentabilidade, combate a corrupção e responsabilidade social.

    Faça parte do seleto rol de empresas que possuem esse reconhecimento e fortaleça a sua governança corporativa.

    Fonte: http://www.agricultura.gov.br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/integridade

    Compartilhe:

    Publicações relacionadas

    Lições do Pró-Ética: como promover programas de Compliance efetivos por meio de auditorias, controles internos e tecnologia? 

    22 de fevereiro de 2024

    A Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou recentemente as 84 organizações reconhecidas na edição 2022-2023 do Empresa Pró-Ética, programa que incentiva as companhias a combaterem a corrupção.   O recebimento deste selo é um reconhecimento valorizado no mercado, uma vez que identifica empresas que possuem programas de Compliance efetivos, e que trabalham promovendo a cultura de […]

    Leia mais

    Resultados e tendências do Empresa Pró-Ética

    14 de dezembro de 2023

    Os resultados do Empresa Pró-Ética 22-23 foram divulgados e trouxeram diversas novidades. Confira a análise de Jefferson Kiyohara.

    Leia mais

    Atualidades: Violência nas Escolas

    25 de abril de 2023

    Quais as causas da violência nas escolas e como lidar com ela?

    Leia mais

    5 dicas de prevenção contra crimes comportamentais

    18 de novembro de 2022

    Confira cinco dicas para os gestores organizacionais usarem como guia para evitar crimes comportamentais em suas equipes.

    Leia mais