Tormento cibernético: 5 dicas para evitar um ataque Zero-Day
Tormento cibernético: 5 dicas para evitar ataques Zero-Day
Compartilhe:
Assine nossa newsletter

Fique por dentro das melhores notícias, eventos e lançamentos do mercado




    Tormento cibernético: 5 dicas para evitar ataques Zero-Day

    Publicado em: 23 de janeiro de 2023

    Um ataque Zero-Day é um risco enorme, causando prejuízos incalculáveis. Por isso, é fundamental investir em Segurança da Informação.

    A cada dia, a segurança cibernética está se tornando mais importante, já que a vida dos cidadãos e dos negócios está ligada ao mundo virtual. Por isso, os termos malware, ciberguerra e brute force attack estão mais frequentes. Hoje, os especialistas em cibersegurança atuam como se estivessem na linha de frente de um campo de batalha. Um ataque Zero-Day é uma das ameaças a que as organizações estão expostas.

    E esse cenário deve se intensificar: de acordo com a Statista, plataforma on-line especializada em dados de mercado e consumidores, o custo anual dos crimes cibernéticos vai crescer 40% e atingir US$ 11,5 trilhões em 2023, ou seja, R$ 59 trilhões.

    Logo, é possível imaginar que, neste período, ocorrerá um ataque Zero-Day, ou seja, uma invasão em função de uma vulnerabilidade não conhecida de software que ainda não foi identificada pelo fornecedor ou público. Para efeitos de analogia, imagine que uma fechadura da sua casa está quebrada, mas você não sabe e, até que descubra e conserte, os malfeitores tiram proveito dessa situação. Ocorre o mesmo num ataque Zero-Day. Mas, é possível proteger o ambiente de um evento desse nível e manter os dados íntegros. Para isso, devemos seguir as boas práticas de segurança listadas abaixo:

    1. Sempre manter os firmwares, hardwares, softwares e sistemas operacionais atualizados. Os fornecedores estão sempre incluindo correções de segurança recém identificadas em novas versões. Isso garante mais segurança;
    2. Utilizar equipamentos de segurança, como firewall e VPN, entre outros, que tem como foco proporcionar a proteção essencial contra ameaças, sempre atualizados e configurados para permitir somente transações necessárias.
    3. Conscientizar os colaboradores com treinamentos, palestras e políticas de segurança. Com os bons hábitos, os colaboradores estarão seguros no ambiente on-line, apoiando a organização na proteção de ameaças digitais;
    4. Utilizar somente softwares necessários, o que reduzirá as vulnerabilidades e os riscos à rede;
    5. Tenha uma rotina de backup do seu ambiente. É importante procurar mantê-lo armazenado em outro local além da empresa, reforçando a segurança em caso de acidentes que  o comprometa fisicamente. 

    Um ataque Zero-Day é um risco enorme para as empresas, causando prejuízos incalculáveis. E hoje, mais do que nunca, é fundamental que as organizações invistam em Segurança da Informação para garantir os princípios básicos de confidencialidade, integridade e disponibilidade de ambientes, bem como para se fortalecerem no mercado.

    *Adenilson Almeida é gerente se cibersegurança da Protiviti, empresa especializada em soluções para gestão de riscos, compliance, ESG, auditoria interna, investigação, proteção e privacidade de dados.

    Compartilhe:

    Publicações relacionadas

    Além das senhas: como a autenticação reforça a postura de Segurança Cibernética

    24 de maio de 2024

    É indispensável reconhecer e mitigar os riscos associados à autenticação fraca na proteção das informações e ativos das organizações.

    Leia mais

    SOC: quem são os profissionais super-heróis invisíveis do mundo cibernético?

    2 de fevereiro de 2024

    O cenário de segurança cibernética está em constante evolução e as organizações precisam estar preparadas para enfrentar ameaças cada vez mais sofisticadas. Nesse contexto, o SOC (Security Operations Center) tem desempenhado um papel vital na defesa contra essas ameaças. Nesse contexto, o SOC agora utiliza de ferramentas avançadas de detecção de ameaças emergentes, como ataques […]

    Leia mais

    Gerenciamento de Projetos: o papel do PMO (Project Management Office)

    26 de janeiro de 2024

    Um PMO bem estruturado apoiando o trabalho dos GPs permite projetos mais bem planejados e conduzidos. Saiba mais.

    Leia mais

    Cibersegurança: medidas para empresas e órgãos reguladores atuarem em casos críticos 

    15 de janeiro de 2024

    Ataques cibernéticos, como o ransomware, não são problemas técnicos, mas uma preocupação para os reguladores de cibersegurança do mundo. 

    Leia mais