Monitoramento de informação: vital para segurança da empresa - Protiviti
Monitoramento de informação: vital para segurança da empresa
Compartilhe:
Assine nossa newsletter

Fique por dentro das melhores notícias, eventos e lançamentos do mercado




    Monitoramento de informação: vital para segurança da empresa

    Publicado em: 15 de outubro de 2019

    O monitoramento de informação não é apenas uma boa prática para a segurança de dados das empresas, mas uma necessidade.

    O monitoramento de informação não é apenas uma boa prática para a segurança de dados das empresas, mas uma necessidade. Um levantamento realizado pela Protiviti Brasil mostra que entre 2014 e 2018, dos 32 mil incidentes analisados nas empresas que participaram da pesquisa, mais de 70% eram relativos ao vazamento de informações.

    O vazamento de informações confidenciais tornou-se um dos principais desafios de negócios globalmente. Hoje, nenhuma indústria ou empresa está 100% protegida contra perda e/ou roubo de dados. Garantir a segurança das informações está se tornando parte integrante dos processos de negócio e papel do monitoramento de informação.

    Vazamentos mais comuns são a divulgação de resultados, planejamento financeiro, projetos estratégicos, dados dos colaboradores e dados de clientes. Normalmente esses vazamentos ocorrem internamente, cometidos por pessoas da organização.

    É importante também conhecer a relação que existe entre os tipos de incidentes como, por exemplo, um incidente detectado sobre perda de talento, que ocorre quando o colaborador pretende deixar a empresa, geralmente está associado aos incidentes vazamento de informação. Quando o colaborador decide deixar a empresa, ele inicia um processo de transferência de arquivos para seu e-mail particular, para que ele possa utilizar essas informações em outras empresas que ele virá a trabalhar.

    Com a lei geral de proteção de dados (LGPD) que entrou em vigor em agosto de 2020, os cuidados com os dados devem ser ainda maiores. Isso significa que as empresas precisam monitorar toda movimentação realizada, garantindo a segurança destas informações.

    Além do vazamento de informações o monitoramento de informação pode detectar fraudes corporativas. E, quando há a falta de monitoramento de informação, a maioria dos riscos só são detectados depois de ser tornarem um problema. E essa detecção tardia da ameaça interna reduz as opções de correção.

    Uma fraude não acontece da noite para o dia. O fraudador vai testando o ambiente, inicialmente de uma forma mais tímida e assim aumentando o risco de grandes fraudes. Com um monitoramento de informação efetivo é possível verificar indícios precoces da intenção.

    A maior parte do gerenciamento de risco é, na verdade, o gerenciamento de incidentes e o foco está no forense.

    Quais os riscos de um ambiente de trabalho sem monitoramento de informação?

    Com o monitoramento de informação no ambiente é possível cobrir diversas irregularidades e riscos, tais como:

    Quanto maior o número de entidades sob o monitoramento de informação maior será a capacidade de detecção, prevenção e reação.

    Visto a quantidade de riscos existes, podemos dizer que o monitoramento pode ser utilizado por diversas áreas de uma empresa a exemplo, áreas de compliance, recursos humanos, investigação, segurança, qualidade, auditoria, entre outras.

    Quais são as áreas que trazem mais estes tipos de incidentes

    Em pesquisa realizada ao logo destes 10 anos na ICTS Protiviti, mostrou que operações/manufatura e comercial concentram mais de 50% dos incidentes detectados. Isso mostra que devemos estar mais atentos a elas, mas sem deixar de lado as demais áreas como a financeira, marketing, recursos humanos, logística.

    Quais os níveis organizacionais com maiores riscos?

    Segundo nossa experiência de mais de 10 anos, 100% das empresas possuem dados suficiente para detectar e prevenir diversos riscos.

    Monitoramento de informação de Acordo com a Lei

    Monitoramento de informação do ambiente corporativo é uma ferramenta útil para a prevenção e mitigação de riscos. Porém, não é incomum o tráfego de dados pessoas. Para estar em conformidade, alguns pontos precisam ser verificados:

    Os 4 pilares para um processo maduro de monitoramento envolvem unir

    Confira os pilares do monitoramento de informação eficaz e maduro.

    Dividimos o monitoramento em três níveis de maturidade

    Podemos classificar o monitoramento de informações das empresas em três níveis de maturidade. Leia e veja em qual a sua organização se encaixa.

    Como vimos o monitoramento de informação é fundamental para corporações que desejam evitar perdas por atitudes antiéticas, fraudes, vazamentos entre outros. E para isso, é preciso seguir alguns pilares que garantem que a empresa tenha total maturidade para lidar com esse processo, seja de forma preventiva ou reativa.

    Compartilhe:

    Publicações relacionadas

    Os riscos dos avanços da Inteligência Artificial

    29 de janeiro de 2024

    Mapear os riscos da inteligência artificial é indispensável para a sociedade

    Leia mais

    Como a gestão de riscos pode ajudar as Sociedades Anônimas de Futebol (SAF)?

    1 de novembro de 2023

    Uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF) que deseje se manter estável precisa instituir processos de checagem de antecedentes e auditoria interna.

    Leia mais

    Continuidade de Negócios: desafios de implementação em grandes indústrias

    26 de outubro de 2023

    Grandes indústrias precisam se precaver quanto aos riscos que podem atingir as atividades e prejudicar a continuidade dos negócios.

    Leia mais

    “Ondas de calor”: os efeitos da crise climática na Gestão de Riscos

    28 de setembro de 2023

    Quais os efeitos da crise climática na gestão de riscos? Entender essa dinâmica é indispensável para estabelecer uma estratégia de negócios.

    Leia mais