Controles Internos

Ajudamos as organizações no mapeamento do ambiente de controle através da metodologia COSO, tanto na identificação quanto na avaliação e resposta aos riscos e principalmente, na avaliação da efetividade dos controles mitigatórios da companhia.

ENTRE EM CONTATO

TODOS OS NOSSOS SERVIÇOS

Mapeamento de Processos, Riscos e Controles

Fazemos os mapeamentos dos processos, dos riscos e dos controles das organizações utilizando as melhores práticas e frameworks de mercados, com ênfase em conhecer e tratar as exposições dos processos.

Análise Geral de Riscos

A análise geral de riscos das organizações permite que sejam conhecidos os riscos dentro das cadeias primárias e secundárias das organizações para a priorização e correto direcionamento de prioridades sob a perspectiva dos executivos.

Internal Control Self-Assessment

Apoiamos as organizações na preparação e condução de Self-Assessment para avaliar, sob a ótica dos donos de processos a efetividade dos controles internos.

Recomendação e Remediação de Melhorias

Apoiamos os nossos clientes a avaliar os GAP´s e as melhores alternativas de melhoria, levando em consideração o nível do risco e o custo-benefício da implantação.

Suporte à Implantação de Controles

Ajudamos os clientes a implementar os controles internos no desenho, cascateamento e formação da cultura de controles internos da organização.

Segregação de Funções

A análise de riscos de SoD e revisão de perfis de acesso permite que as organizações compreendam seus principais riscos relacionados a acessos conflitantes ou críticos e como elas podem estabelecer controles para tratar ou controlar estes riscos.

Os controles internos formam o conjunto de políticas e procedimentos que são desenvolvidos e operacionalizados para garantir que os processos organizacionais são seguidos e que os riscos são adequadamente controlados pelas organizações.

Segundo o COSO (Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission) os controles internos asseguram o atingimento dos objetivos da organização, de maneira correta e tempestiva, com a mínima utilização de recursos.

De forma objetiva, os controles internos são um elemento fundamental na gestão das organizações, assegurando um ambiente seguro, com riscos mapeados e mitigados, e proporcionando três objetivos principais:

  • Operações eficazes e eficientes
  • Relatório financeiro confiável
  • Cumprimento das leis, normas e regulamentos

A integração de práticas de gerenciamento de riscos corporativos em toda a organização aprimora a tomada de decisão em governança, estratégia, estabelecimento de objetivos e operações diárias, além de ajudar a melhorar o desempenho, vinculando mais estreitamente a estratégia e os objetivos de negócios aos riscos.

 

O controle interno auxilia as entidades a alcançar objetivos importantes e a sustentar e melhorar o seu desempenho. O “Internal Control – Integrated Framework” do COSO permite que as organizações desenvolvam, de forma efetiva e eficaz, sistemas de controle interno que se adaptam aos ambientes operacionais e corporativos em constante mudança, reduzam os riscos para níveis aceitáveis e apoiem um processo sólido de tomada de decisões e de governança da organização.

 

controle interno 02

 

Dentre as atividades que executamos no escopo de controles internos, destacam-se:

  • Assessment de Controles Internos
  • Mapeamento de processos, respectivos riscos e controles internos
  • fluxogramas, narrativas, matriz de riscos e controles, atualização de políticas, processos e procedimentos.
  • Revisão e aprimoração de controles:
  • Revisão de controles para suporte ao processo de auditoria (externa);
  • Aplicação de melhorias e/ou implementação de controles internos;

Linha de defesa - a próxima geração da Auditoria Interna

Acompanhe nesta trilha de conhecimento uma visão ampla e pragmática sobre a evolução da função de Auditoria Interna.

SAIBA MAIS

Trilhas de Resiliência Empresarial num Mundo Dinâmico

29 painéis executivos online, organizados em 6 trilhas de conhecimento.

SAIBA MAIS

Assista nosso Webinar

SOD – Riscos e Desafios em tempos de crise

ASSISTIR AGORA

NOSSO PARCEIRO

Bruno Giometti

Bruno Giometti é o Diretor e Líder de Auditoria Interna e Assessoria Financeira da Protiviti. Formado em contabilidade, com MBA executivo pelo Insper, possui mais de 15 anos de experiência profissional atuando como auditor externo e auditor interno em projetos nacionais e internacionais em todos os segmentos.

SOLICITE UMA PROPOSTA COMERCIAL










    Ao informar meus dados, reconheço que li e compreendi os termos expressos na Política de Privacidade da ICTS e concordo, de maneira livre, informada e inequívoca, em fornecer estes dados.