Process Mining

Process Mining ou mineração de processos é a tecnologia que transforma os dados armazenados nos sistemas corporativos em mapas de processo e insights para que as empresas possam conhecer melhor suas rotinas, aplicar melhorias e monitorar seus resultados.

ENTRE EM CONTATO

Process Mining para Gerenciamento de Riscos

Como Process Mining pode ajudar no monitoramento contínuo de riscos dentro de sua empresa

SAIBA MAIS

No atual cenário empresarial mundial, conhecer e acompanhar os processos de negócio pode trazer um diferencial competitivo para as empresas.

Considerando as diversas formas para mapear processos e avaliar potenciais pontos de melhoria e riscos, Process Mining é a técnica que traz maior velocidade e assertividade, já que mostra como o processo ocorreu de fato de acordo com o transacionado no sistema.

Por isso a tecnologia vem crescendo anualmente a taxas superiores à 50%, saindo de um mercado de USD 160 milhões em 2018 para atingir USD 1,42 bilhão em 2023, segundo estudo da Gartner.

Abordagens para Otimização de Processos

As diferentes abordagens para se avaliar pontos de melhoria nos processos sempre trazem um dilema: como posso ser assertivo no diagnóstico e nas recomendações de forma rápida e eficiente?

Como funciona a tecnologia?

Process Mining é a Tecnologia que faz o link entre o mapeamento e análise de processos e técnicas de data mining / machine learning.

Seu algoritmo interpreta os logs dos processos realizados nos sistemas da empresa em mapas de processo.

Como utilizo process mining?

Estudo da Gartner mostra como as empresas utilizam a tecnologia:

Tenha visibilidade das diferentes formas que um processo pode acontecer em sua organização, por mais complexo que seja o processo:

 

 

Entenda os retrabalhos, gargalos e transições lentas, avaliando seus impactos e potenciais causas raiz:

 

 

Monitore riscos e controles em tempo real, utilizando testes analíticos com base nas regras do processo analisado com process mining:

 

 

Compare como o processo acontece em diferentes localidades, com diferentes executores, para identificar melhorias e pontos de correção:

 

 

Nossa Abordagem

A Protiviti aporta metodologia e conhecimento para que sua empresa dê os primeiros passos e evolua rapidamente com a implementação de uma solução de Process Mining para avaliação e monitoramento de seus processos de negócio, seguindo os passos abaixo:

 

1. Objetivo de Negócio:

Para se iniciar o uso de Process Mining é importante entender quais objetivos a empresa deseja atingir com o uso da Tecnologia. Alguns exemplos de objetivos tipicamente atingidos usando process mining:

  • Redução de custos;
  • Redução no tempo de execução;
  • Aumento do compliance;
  • Padronização de processo;
  • Identificação de oportunidades de automação;
  • Melhoria na jornada de clientes.

2. Sistemas Envolvidos

Identificados os objetivos e processos, é importante uma avaliação inicial dos sistemas utilizados ao longo do processo e atividades offline, realizadas sem registro em sistema.

Conforme citado anteriormente, Process Mining utiliza os dados gerados a partir de atividades logadas para construir uma visão do processo.

3. Disponibilidade dos Dados

As plataformas de Process Mining disponíveis no mercado já desenvolveram conectores que permitem a extração dos dados necessários para o processo e construção das visões de forma automatizada. Abaixo os principais sistemas que já possuem conectores:

  • SAP;
  • Oracle;
  • Salesforce;
  • ServiceNow.

Caso não existam conectores será necessário extrair os dados verificando se as 3 informações mandatórias estão presentes e quais informações adicionais podem contribuir para uma análise futura.

4. Configuração Inicial

Nos casos em que existem conectores prontos é necessário configurar a comunicação da solução de Process Mining com o banco de dados do sistema alvo da análise, permitindo que a solução fique “online” exibindo dados do processo em tempo real.

Quando não existe conector tipicamente utiliza-se uma extração dos dados em CSV para uma configuração inicial e depois na sequência pode-se desenvolver uma integração específica para manter a atualização dos dados.

5. Condução de Análises

As plataformas de Process Mining já possuem uma série de análises padrão que podem acelerar o atingimento dos objetivos propostos inicialmente:

Além disso recursos avançados como Análise de Causa Raiz ou realização de Benchmark podem contribuir nesta etapa de diagnóstico.

6. Acompanhamento de Resultados

Finalizado o diagnóstico de processos, Process Mining ainda pode contribuir para o acompanhamento de resultados e gestão dos processos da empresa.

Na parte de resultados é possível utilizar a ferramenta de Benchmark para comparar eventuais pilotos ou mesmo avaliar o processo antes e depois da implantação de certas ações.

Também é possível criar alertas para sinalizar eventuais desvios.

Mais sobre Process Mining

Saiba mais sobre a utilização de Process Mining no BPMeetup realizado junto com a ABPMP-MG

SAIBA MAIS

Process Mining para setor da Saúde

Veja como Process Mining pode ajudar o Setor da Saúde a conhecer melhor a jornada do paciente

SAIBA MAIS

NOSSOS PARCEIROS

Thiago Mancilha Guimarães

Thiago é Diretor Associado de Performance Empresarial e Inovação. Com 14 anos de experiencia já auxiliou empresas na melhoria de resultados operacionais a partir da implantação de novas tecnologias e serviços de consultoria.

SOLICITE UMA PROPOSTA COMERCIAL










    Ao informar meus dados, reconheço que li e compreendi os termos expressos na Política de Privacidade da ICTS e concordo, de maneira livre, informada e inequívoca, em fornecer estes dados.