Protiviti - Planejamento Estratégico de TI

Planejamento Estratégico de TI

O Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação é uma importante ferramenta de apoio à tomada de decisão para o gestor, habilitando-o a agir de forma proativa, contra as ameaças e a favor das oportunidades. O Plano Estratégico de TI representa um instrumento de gestão para a execução das ações e projetos de TI da organização, possibilitando justificar os recursos aplicados em TI, minimizar o desperdício, garantir o controle, aplicar recursos naquilo que é considerado mais relevante e melhorar a qualidade dos investimentos e o serviço prestado aos clientes internos e externos.

ENTRE EM CONTATO

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação

O foco principal da Tecnologia da Informação nas organizações é a efetiva utilização da informação como suporte às práticas e aos objetivos organizacionais. Além disso, a TI tem transversalidade sobre vários eixos da organização, permeando suas áreas de negócio. É a TI que apoia as organizações a atenderem as exigências por agilidade, flexibilidade, efetividade e inovação.

Nesse contexto, na busca por uma organização que preza pela melhor gestão dos recursos e pela maior qualidade na prestação de serviços aos clientes internos e externos, torna-se essencial a realização de um bom planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação que viabilize e potencialize a melhoria contínua da performance organizacional.

Para alcançar esse resultado, é necessário que haja um alinhamento entre as estratégias e planos da TI e as estratégias de negócio. Dessa maneira, o Plano Estratégico de Tecnologia da Informação é o instrumento que permite nortear e acompanhar a atuação da área de TI, definindo estratégias e o plano de ação para implementá-las.

O Planejamento Estratégico de TI baseia-se na Governança de TI, que por sua vez deve estar amparada em 3 principais pilares:

  • Avaliação:
    Avaliar o uso atual e futuro da TI
  • Direcionamento:
    Preparar e implementar planos e políticas para garantir que o uso de TI atenda aos objetivos de negócios
  • Acompanhamento:
    Monitorar a conformidade com as políticas e o desempenho em relação aos planos

Nossa abordagem

O processo de estruturação do Plano Estratégico de Tecnologia da Informação baseia-se em nossa experiência no entendimento dos objetivos de TI e áreas de negócio demandantes das soluções de TI; diagnóstico dos processos e recursos da área de TI; planejamento das ações e projetos a serem realizados nos anos seguintes, aumentando a maturidade da gestão e processos de TI, melhorando a eficiência dos investimentos e entrega dos recursos de TI à Companhia.

O Planejamento Estratégico de TI permite obter uma série de benefícios, como:

  • Fortalecer ações de TI;
  • Facilitar a gestão dos recursos da TI;
  • Gerar valor para a Companhia pela atuação estratégica da TI;
  • Satisfazer os clientes da TI (internos e externos);
  • Disciplinar a utilização dos recursos orçamentários para a área de TIC;
  • Fornecer compartilhamento de informações.

A estruturação ou revisão no Plano Estratégico de TI proposta pela Protiviti permite conectar a TI à estratégia da Companhia por meio do planejamento dos recursos de Tecnologia da Informação, possibilitando a definição de objetivos específicos para a área de TI. Nossa abordagem contempla um diagnóstico do modelo de TI atual, direcionamento do modelo esperado e definição e priorização de ações, abrangendo pessoas, processos e tecnologia, para alcance das metas corporativas.

Nossos diferenciais

  • Gestores com mais de 15 anos de experiência em TI, Segurança da Informação, auditoria, gestão de riscos e desenvolvimento e implantação de estratégias de Tecnologia e Segurança da Informação.
  • Equipe de profissionais multidisciplinar com visão integrada de GRC nas camadas processos, sistemas, pessoas, gestão e infraestrutura.
  • Alcance global, via nossa rede de escritórios Protiviti.

Nosso parceiro

INDICAMOS PARA VOCÊ

Análise de dados: a diferença entre o sucesso e o fracasso nas fusões e aquisições

3 de fevereiro de 2023

A implementação de uma ferramenta de análise de dados massivo é uma etapa crítica na jornada de migração em fusões e aquisições.

Leia mais

A área de riscos pode, e deve, apoiar as rotinas da Tecnologia da Informação

16 de outubro de 2020

Os objetivos de negócio e a área de TI precisam estar alinhados.

Leia mais

Bruno Giometti

Diretor e Líder de Auditoria Interna e Assessoria Financeira da Protiviti. Formado em contabilidade, com MBA executivo pelo Insper, possui mais de 15 anos de experiência profissional atuando como auditor externo e auditor interno em projetos nacionais e internacionais em todos os segmentos.

Eduardo Maia

Gerente Sênior de Auditoria Interna de TI da Protiviti, formado em engenharia da computação, com MBA em Gestão de Negócios pela FGV, possui cerca de 15 anos de experiência em Consultoria de Tecnologia com foco em Riscos, Auditoria de TI, Segurança da Informação, Governança de TI e Continuidade de Negócios.

SOLICITE UMA PROPOSTA COMERCIAL






    Ao informar meus dados, reconheço que li e compreendi os termos expressos na Política de Privacidade da ICTS e concordo, de maneira livre, informada e inequívoca, em fornecer estes dados.