A importância da proteção de identidades e acessos - Protiviti
A importância da proteção de identidades e acessos
Compartilhe:
Assine nossa newsletter

Fique por dentro das melhores notícias, eventos e lançamentos do mercado




    A importância da proteção de identidades e acessos

    Publicado em: 24 de maio de 2024

    A proteção de identidade e acessos é parte fundamental do processo de fortalecer a segurança da sua empresa.

    Com o aumento do acesso a dados de negócios fora dos limites da rede corporativa convencional, a segurança e a conformidade assumem uma importância cada vez maior. Por isso, as organizações devem buscar maneiras de aprimorar a proteção de seus dados, independentemente de sua localização, seja dentro da rede corporativa ou na nuvem. Além disso, é crucial que as organizações atendam aos requisitos regulatórios e do setor para garantir a segurança e a privacidade dos dados. A proteção de identidades e acessos é parte fundamental desse processo.

    Mesmo em ambientes hospedados em nuvem, as organizações são responsáveis por proteger os dispositivos (endpoints) e acessos que transitam neste ambiente. E quando falamos sobre gestão e proteção de identidades e acessos, é notável a desatenção com a proteção aos acessos nas organizações.

    Camadas de segurança na proteção de identidades e acessos

    Em um modelo de defesa por profundidade, a gestão de identidade é uma das primeiras etapas de proteção na cibersegurança. A defesa em profundidade usa uma abordagem em camadas de segurança, em vez de depender de um único perímetro. Uma estratégia de defesa em profundidade usa uma série de mecanismos para reduzir o avanço de um ataque. Cada camada fornece proteção para que, se uma camada for violada, uma camada subsequente impedir que um invasor receba acesso não autorizado aos dados. Camadas de segurança podem incluir:

    Os ataques de phishing estão ficando cada vez mais sofisticados e direcionados para pessoas com altas credenciais nas organizações. Inclusive já há um nome para isso: whaling, ou seja, fazer uma campanha de phishing para pegar o peixe grande. Nestas campanhas, o foco é ter acesso aos dados da credencial do usuário. E se a identidade dele não estiver segura, basta um link malicioso para todo castelo de proteção ser derrubado por meio de uma autenticação fraudulenta.

    Para as organizações que utilizam soluções corporativas Microsoft, as licenças contemplam o Microsoft Entra. O Microsoft Entra simplifica o gerenciamento de acesso e autenticação para organizações, oferecendo uma plataforma de gestão de identidade unificado para aplicativos locais e na nuvem. Ele pode ser integrado ao Active Directory local já existente, sincronizado com outros serviços de diretório ou implantado em ambientes multinuvem.

    Além disso, o Microsoft Entra possibilita às organizações a segura habilitação do uso de dispositivos pessoais, como smartphones e tablets, e promove a colaboração com parceiros comerciais e clientes.

    Em licenças mais avançadas, o Microsoft Entra permite identificar comportamentos suspeitos no acesso e bloqueá-los antes de algo pior acontecer. Além disso, é possível integrar os logs de acesso do Microsoft Entra em ferramentas de SIEM (Security Information and Event Management) para monitoramento e reporte de acessos.

    Configurar corretamente o Microsoft Entra ID é um caminho de ganho rápido para aumentar a postura de segurança da sua organização, evitando que ataques simples à identidade sejam bem-sucedidos.

    Compartilhe:

    Publicações relacionadas

    Além das senhas: como a autenticação reforça a postura de Segurança Cibernética

    É indispensável reconhecer e mitigar os riscos associados à autenticação fraca na proteção das informações e ativos das organizações.

    Leia mais

    Análise de dados: a diferença entre o sucesso e o fracasso nas fusões e aquisições

    3 de fevereiro de 2023

    A implementação de uma ferramenta de análise de dados massivo é uma etapa crítica na jornada de migração em fusões e aquisições.

    Leia mais

    Segregação de funções na SOX permite aprimorar a auditoria com menor esforço

    31 de janeiro de 2023

    Para os auditores independentes para certificação SOX, quanto maior a preocupação com a SoD, maior é o nível de maturidade de governança.

    Leia mais

    Protiviti: parceria com a Reveal expande capacidades de IA nas investigações corporativas

    20 de julho de 2022

    Plataforma de Inteligência Artificial da Reveal para eDiscovery busca aumentar os insights nas investigações de fraudes, corrupção e violações da ética

    Leia mais