Ver todas

Selo Agro+ Integridade reconhece o seu programa de compliance

Por: Protiviti

Publicado em: 30 de outubro de 2020

As empresas e cooperativas do agronegócio que pretendem ter as suas boas práticas de integridade, ética, sustentabilidade ambiental e responsabilidade social reconhecidas podem contar com o “Selo Agro+ Integridade” do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O “Selo Agro+ Integridade” foi criado pela Portaria MAPA nº 2462 em 12/12/2017. Seu maior objetivo é o de reconhecer e premiar as práticas de integridade por empresas do agronegócio. Apenas em 2019, com a publicação da Portaria MAPA nº 212, as cooperativas foram consideradas elegíveis para a aquisição do Selo e foram atribuídos requisitos para a renovação das empresas premiadas em 2018. Lembramos que a validade do Selo é anual.

Destacamos que o regulamento diz que: “Não estão enquadrados para fins de premiação os interessados do ramo de logística, armazenagem e laboratórios, ainda que envolvidos na atividade de apoio à atividade agropecuária”.

agricultura, agro mais

Segundo o MAPA, os principais objetivos do “Selo Agro+ Integridade” são:

Para se candidatar à conquista do “Selo Agro+ Integridade”, a sua empresa será avaliada sob a ótica de alguns requisitos de habilitação, organizados em 5 blocos:

I – Sob o enfoque anticorrupção
II – Sob o enfoque Trabalhista
III – Sob o enfoque da Sustentabilidade
IV – Sob o enfoque das exigências setoriais
V – Requisitos de Avaliação – Relatório técnico denominado Programa de Gestão Sustentável (foco meio ambiente)

Dentre algumas evidências, destacamos aquelas que serão avaliadas no item requisitos de habilitação sob enfoque anticorrupção:

Sabemos que cada vez mais as empresas são cobradas pelos seus stakeholders por ações direcionadas a sustentabilidade, combate a corrupção e responsabilidade social.

Faça parte do seleto rol de empresas que possuem esse reconhecimento e fortaleça a sua governança corporativa.

Fonte: http://www.agricultura.gov.br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/integridade

Compartilhe esse post

Publicações

Relacionadas

Diversidade nas empresas é lucrativa: lições do futebol

A diversidade nas empresas é duplamente positiva: ela ajuda a dar mais justiça social e também torna a empresa lucrativa. Saiba mais.

Leia mais

Machine Learning: o algoritmo da minha empresa reforça a discriminação?

Algoritmos de machine learning são amplamente usados nas empresas, mas eles podem reforçar decisões discriminatórias. Saiba o que é discriminação algorítmica.

Leia mais

Tudo o que você precisa saber sobre falta de ética no trabalho

A falta de ética no trabalho pode impactar diretamente o resultado das empresas e o bem-estar coletivo. Quer conhecer mais sobre o assunto? Leia mais.

Leia mais

Efetividade dos Programas de Compliance (nova diretriz do DOJ)

Em 30 de abril deste ano, o Departamento de Justiça dos EUA, publicou atualização sobre os fatores que os procuradores devem considerar ao analisar a efetividade de um programa de Compliance corporativo, cuja função seria prevenir e/ou detectar fraude, bem como outras condutas impróprias.

Leia mais