Risk Check: como potencializar a jornada ESG na sua empresa - Protiviti
Risk Check: como potencializar a jornada ESG na sua empresa
Compartilhe:
Assine nossa newsletter

Fique por dentro das melhores notícias, eventos e lançamentos do mercado




    Risk Check: como potencializar a jornada ESG na sua empresa

    Publicado em: 12 de maio de 2021

    Integre riscos, automação e inteligência artificial à tomada de decisões mais assertivas e ágeis.

    A jornada ESG (Ambiental, Social e Governança, em português) é uma tendência que tem crescido de forma exponencial e convida as empresas a reestruturarem seus processos de acordo com as melhores práticas de sustentabilidade econômica, ambiental e social. A Protiviti, reconhecida pela sua metodologia, experiência de implantação e inovação no mercado na jornada ESG das empresas, agora, apresenta a plataforma Risk Check como uma das vias que otimiza o processo, a maturidade e a consolidação de critérios ESG.

    O que é o Risk Check

    O Risk Check é uma ferramenta robusta e ampla que permite uma companhia avaliar e monitorar os riscos de empresas e pessoas com as quais se relaciona de forma segura e precisa. Ao mesmo tempo que otimiza o tempo de análise, ela permite aprofundar buscas, investigações e levantamento adicionais de temas como corrupção, LGPD, ambiental, trabalhista, reputação, entre outros.

    Nesse sentido, o Risk Check agiliza e robustece o caminho da sustentabilidade definindo critérios prévios de busca em relação aos terceiros. É válido relembrar que ESG é caracterizado como “capitalismo de stakeholders”, o que demonstra a importância da rede de relações para mensurar gaps e definir estratégias que consolidem a trajetória sustentável.

    Ambiental

    Em relação ao critério ambiental, por exemplo, uma das preocupações é como identificar e monitorar os riscos ambientais da cadeia de fornecedores, como emissão de gases de efeito estufa. A plataforma consulta mais de 1700 fontes de risco nacionais e internacionais, portanto, consegue identificar as vulnerabilidades desse terceiro e, indiretamente, ao próprio negócio da empresa. Ao mesmo tempo, essa gestão pode ser acrescida de auditoria remota, avaliação de processos e controles e averiguação dos riscos identificados pela ferramenta.

    Social

    Outro exemplo são os riscos sociais, como conformidade trabalhista e trabalho análogo à escravo.  Nesse sentido, a plataforma automatiza a consulta de processos em tribunais, listas de sanções internacionais e mídias negativas, permitindo análise de histórico, conhecimento e avaliação de clientes e fornecedores.

    Governança

    Por fim, a governança pode associar-se a riscos atrelados à corrupção e à reputação. Nessa medida, a plataforma fornece um Background Check onde permite expandir as buscas e a correlação de empresas que estão indevidas naquela análise, permitindo o acompanhamento da exposição ao risco e prevenção de problemas futuros.

    O Risk Check, portanto, vai além de uma simples coleta de dados. Ele integra riscos, automação e inteligência artificial à tomada de decisões mais assertivas e ágeis. Portanto, investiga, comunica e potencializa as empresas que estejam engajadas e atentas às mudanças rápidas que jornadas sustentáveis exigem.

    Rayhanna Oliveira é gerente de ESG & Sustentabilidade.

    Compartilhe:

    Publicações relacionadas

    A flexibilidade moral dos profissionais e a importância da reavaliação contínua em tempos líquidos

    18 de dezembro de 2025

    Discutir moralidade no ambiente profissional é semelhante a caminhar sobre um solo que parece estável, mas está em constante movimento. Embora a ética seja, frequentemente, tratada como um conjunto fixo de princípios, na prática ela se transforma (e transforma os próprios profissionais) à medida que vivenciam novas experiências, aprendem e interagem. Nessa perspectiva, a moralidade […]

    Leia mais

    CGU e ESG: o avanço do Empresa Pró-Ética e o reflexo na maturidade corporativa no Brasil

    16 de outubro de 2025

    A atualização do selo Empresa Pró-Ética marca a consolidação dos critérios ESG na avaliação da integridade e maturidade das empresas brasileiras.  Em 2025, a Controladoria-Geral da União (CGU) deu um passo relevante ao incorporar de forma mais estruturada os critérios ESG (ambientais, sociais e de governança) na avaliação das empresas que almejam o selo Empresa […]

    Leia mais

    Protiviti leva debates sobre ESG, prevenção ao assédio e investigação 360° ao Expo Compliance 2025; veja destaques!

    24 de setembro de 2025

    Evento reuniu profissionais de compliance para três dias de conteúdo, networking e debates sobre o setor de conformidade no Brasil  A Protiviti Brasil marcou presença no Expo Compliance 2025, ao lado da Aliant, promovendo sessões e workshops que reuniram especialistas para discutir os principais desafios de compliance, privacidade de dados e direito empresarial.  O evento, […]

    Leia mais

    A importância da Gestão de Risco em Compliance

    17 de junho de 2025

    Para compreender a relevância de Gestão de Risco em uma companhia, é importante entender que cada movimento pode levar a desafios ou penalidades se não forem seguidas corretamente as leis e normativas existentes. A gestão de risco em compliance funciona de maneira semelhante: ela é uma ferramenta para identificar, mitigar e evitar possíveis exposição negativa […]

    Leia mais