Ver todas

Auditoria contínua e monitoramento contínuo: o que vem por ai?

Por: Protiviti

Publicado em: 12 de maio de 2020

Muito vem se discutindo nos últimos anos sobre as mudanças que sofrerão algumas profissões em função do crescimento tecnológico mundial. Neste grupo profissional estão os auditores e deles não se espera nada diferente de disso.

Os profissionais de Auditoria Interna, responsáveis pela avaliação independente dos riscos e controles das empresas, assim como pela identificação de oportunidades de melhoria em seus processos de negócios, passaram a assumir, mais recentemente, um papel importante nas estruturas de gestão de riscos.

Trata-se de um desafio para os profissionais da área. A adequação a esse cenário em que novos papéis são exigidos é um ponto fundamental para as empresas que buscam agilidade, diferencial de conhecimento e estratégias mais eficientes.

No atual e complexo cenário econômico, vem aumentando o foco na adoção de formas inovadoras para avaliar e gerenciar riscos. E, os avanços tecnológicos estão pavimentando o caminho para o uso de Auditoria Contínua/Monitoramento Contínuo nos processos, transações, sistemas e controles das organizações.

As organizações estão utilizando tecnologias como fator de mudança na forma com que avaliam a efetividade dos controles e o monitoramento do seu desempenho.

Mas o que é Auditoria Contínua?

Auditoria Contínua é uma ferramenta de gestão que possibilita a avaliação contínua dos processos e controles internos. Isso é feito por meio de inspeção com foco no cruzamento de dados eletrônicos sobre transações críticas de forma recorrente e em larga escala.

Tem o objetivo de identificar exceções ou obter “percepções” de forma tempestiva a partir de critérios e gatilhos pré-definidos. Em outras palavras, são gerados relatórios de forma automatizada que contêm dados indicativos de operações que estão em desacordo com as normas e procedimentos da organização.

auditoria interna

Qual a diferença entre Auditoria Contínua e Monitoramento Contínuo?

Auditoria Contínua

A Auditoria Contínua é uma função de controle e poderá utilizar o monitoramento contínuo como evidência indireta do desempenho, conformidade e qualidade de um processo. A frequência da implementação de um processo de auditoria contínua baseia-se na avaliação do nível de risco das transações ou do objeto da auditoria.

Além disso, ela poderá usar parâmetros operacionais, além de outros padrões de análises comparativas, permitindo ao auditor aferir o resultado de suas recomendações.

Monitoramento Contínuo

O Monitoramento Contínuo é uma função gerencial, não uma função de auditoria interna. Em algumas circunstâncias o monitoramento pode ser comparado com um sistema gerencial.

Tem como objetivo monitorar o desenvolvimento das atividades dos processos, sistemas e dados, além de resultar na avaliação do desempenho e da conformidade dos processos e das operações, provendo correções ou ajustes necessários.

Como as empresas estão se adaptando a isso?

Boa parte das empresas vem adotando a terceirização total ou parcial dos trabalhos de auditoria interna, bem como a implantação e execução de auditoria contínua sendo que esses serviços podem reduzir custos ao longo do tempo. Isso ajuda a melhorar a informação de risco necessária para apoiar a tomada de decisões estratégicas em toda a organização.

De maneira geral, a Auditoria Contínua têm total relação com tecnologia e a tendência é de aperfeiçoamento constante, com foco em automatizações e acompanhamento de processos afim de mitigar falhas operacionais, erros e até mesmo fraudes, fortalecendo as estruturas de governança corporativa das empresas.

Gostou do artigo? Então você pode se interessar por esse aqui também: Conheça a próxima geração da auditoria interna.


*por Marcel Guerra é gerente de auditoria interna e assessoria financeira da ICTS Protiviti

Compartilhe esse post

Publicações

Relacionadas

Regulação de criptoativos: caminho para o desenvolvimento desse ambiente de negócios

Os reguladores de diferentes jurisdições têm, cada vez mais, se posicionado com relação aos riscos relacionados aos criptoativos

Leia mais

A comunicação em tempos de pandemia e as novas práticas nos trabalhos de auditoria

O trabalho de auditoria durante a pandemia do COVID-19 apresentou novos desafios. Esse é o caso da comunicação durante o trabalho remoto.

Leia mais

Avaliação comparativa da SOX custos, horas e controles em 2019

Confira os resultados da avaliação comparativa da SOX custos, horas e controles em 2019.

Leia mais

A evidência nos tempos de auditoria remota

Se um processo ou controle não puder ser evidenciado, é difícil dizer que ele ocorreu na auditoria remota. E é ainda mais difícil indicá-lo como risco.

Leia mais