RPA – Automação de Processos por Robôs
Robotic Process Automation ou Automação de Processos por Robôs é uma tecnologia bastante popular hoje no Brasil e no mundo. Robôs são softwares que emulam a interação humana com diferentes aplicações e softwares para automatizar atividades repetitivas e baseadas em regras.
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QUERO FAZERRPA – Automação de Processos por Robôs
O mercado de RPA vem crescendo nos últimos anos e mesmo com o cenário de pandemia deve crescer 19,5% no ano de 2022 segundo estudo da Gartner. De acordo com esse mesmo estudo estas taxas devem se manter em 2 dígitos pelo menos até o ano de 2024.
Modelo Tradicional de Implantação de RPA
No modelo tradicional de RPA as empresas compram as licenças necessárias para iniciar o processo de desenvolvimento e, uma vez implantados os robôs, dão suporte para manter o funcionamento.
Este modelo apresenta desafios que muitas vezes acabam inviabilizando a implantação dos robôs na automação do processo nas empresas.
Nossa Proposta
Diante das dificuldades apresentadas propomos o modelo de robotização como serviço ou RaaS (Robotics as a Service). Neste modelo sua empresa paga pelo uso efetivo do robô, deixando de lado preocupações como licença, horas de desenvolvimento, horas de suporte e etc.
No modelo de RaaS você paga pelo uso efetivo pelo robô, a partir do momento em que inicia seu uso, o que permite, em muitos casos, um payback já no primeiro mês.
Confira abaixo nossos pacotes:
Como o mercado utiliza a robotização
Na pesquisa do Instituto Information Management foi questionado para as empresas participantes quais áreas utilizam RPA, abaixo as principais áreas mencionadas:
Veja alguns exemplos de uso:
Administrativo / Financeiro
- Faturamento automatizado;
- Download de pagamentos;
- Conciliação bancária;
- Emissão de guias de pagamento;
- Lançamento de Notas Fiscais.
Recursos Humanos
- Processamento de folha de pagamento;
- Geração de indicadores de RH;
- Gestão da entrada do funcionário (concessão de acessos);
- Gestão da saída do funcionário (remoção de acessos);
- Emissão de guias.
Jurídico
- Download de processos;
- Consultas em múltiplos tribunais;
- Monitoramento do andamento de processos;
- Cadastro em lote de processos;
- Automação de faturamentos e honorários.
Comercial
- Automação de processos no CRM;
- Registro de oportunidades a partir de e-mails;
- Integração de diferentes ferramentas (ex.: coleta de leads, registro de oportunidades);
- Geração e envio de relatórios periódicos.
Modelo Comercial
No RPA as a Service você paga pelo uso após o início de funcionamento dos robôs, conforme tabela abaixo:
- Os impostos e taxas vigentes (PIS, COFINS e ISS), já aplicados nos valores brutos apresentados, base Alphaville (Barueri-SP). Em caso de faturamento para outras cidades, a retenção de ISS deverá ser analisada por caso e os valores líquidos preservados;
- Os valores apresentados serão cobrados após o início de funcionamento do robô, sendo a NF emitida até o 5° dia útil do mês com pagamento em 15 dias;
- Já estão incluídas todas as licenças necessárias para funcionamento da solução, horas de desenvolvimento, suporte e manutenção evolutiva da solução. Não está incluída a infra estrutura para funcionamento da solução, que deverá ser fornecida pelo cliente;
- Desenvolvimento e suporte serão realizados de maneira remota, sendo necessária liberação de acesso remoto ao ambiente do robô pelo cliente;
- Para o modelo remunerado por hora existe franquia mensal de 12h de uso. Caso o valor total exceda o custo do pacote mensal, o cliente pode optar pela migração.
Suporte
Suporte realizado de forma remota em horário comercial – segunda a sexta-feira das 9h às 18h (excluindo feriados nacionais), de acordo com a tabela de SLAS abaixo:
Tabela de SLAs:
*Critérios para Prioridade
- Alta: bugs que provocam paralisia total ou parcial da automatização, impossibilitando seu uso;
- Média: bugs que impedem que a automatização de um processo crítico seja executada perfeitamente;
- Baixa: bugs que não causam danos a automatização dos processos críticos da Plataforma; não há risco de paralisia total ou parcial da Plataforma; e não é necessária solução imediata.
Observações Importantes:
- Em caso de mudança ou novas telas e aplicações com as quais o robô interage será considerada Manutenção Evolutiva, não sendo aplicáveis os SLAs acima;
- Para as manutenções evolutivas será dimensionado o esforço e cronograma de entrega;
- Para suporte 24/7 consultar condições específicas.
ASSISTA AO NOSSO VÍDEO DE AUTOMAÇÃO NA PRÁTICA
Veja um exemplo do robô automatizando um processo de cadastro de colaboradores.
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