Protiviti - Robotic Process Automation

RPA – Automação de Processos por Robôs

Robotic Process Automation ou Automação de Processos por Robôs é uma tecnologia bastante popular hoje no Brasil e no mundo. Robôs são softwares que emulam a interação humana com diferentes aplicações e softwares para automatizar atividades repetitivas e baseadas em regras.

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RPA – Automação de Processos por Robôs

O mercado de RPA vem crescendo nos últimos anos e mesmo com o cenário de pandemia deve crescer 19,5% no ano de 2022 segundo estudo da Gartner. De acordo com esse mesmo estudo estas taxas devem se manter em 2 dígitos pelo menos até o ano de 2024.

 

Modelo Tradicional de Implantação de RPA

 

No modelo tradicional de RPA as empresas compram as licenças necessárias para iniciar o processo de desenvolvimento e, uma vez implantados os robôs, dão suporte para manter o funcionamento.

 

 

Este modelo apresenta desafios que muitas vezes acabam inviabilizando a implantação dos robôs na automação do processo nas empresas.

 

 

 

Nossa Proposta

 

Diante das dificuldades apresentadas propomos o modelo de robotização como serviço ou RaaS (Robotics as a Service). Neste modelo sua empresa paga pelo uso efetivo do robô, deixando de lado preocupações como licença, horas de desenvolvimento, horas de suporte e etc.

 

 

No modelo de RaaS você paga pelo uso efetivo pelo robô, a partir do momento em que inicia seu uso, o que permite, em muitos casos, um payback já no primeiro mês.

Confira abaixo nossos pacotes:

 

 

 

Como o mercado utiliza a robotização

 

Na pesquisa do Instituto Information Management foi questionado para as empresas participantes quais áreas utilizam RPA, abaixo as principais áreas mencionadas:

Veja alguns exemplos de uso:

Administrativo / Financeiro

  • Faturamento automatizado;
  • Download de pagamentos;
  • Conciliação bancária;
  • Emissão de guias de pagamento;
  • Lançamento de Notas Fiscais.

Recursos Humanos

  • Processamento de folha de pagamento;
  • Geração de indicadores de RH;
  • Gestão da entrada do funcionário (concessão de acessos);
  • Gestão da saída do funcionário (remoção de acessos);
  • Emissão de guias.

Jurídico

  • Download de processos;
  • Consultas em múltiplos tribunais;
  • Monitoramento do andamento de processos;
  • Cadastro em lote de processos;
  • Automação de faturamentos e honorários.

Comercial

  • Automação de processos no CRM;
  • Registro de oportunidades a partir de e-mails;
  • Integração de diferentes ferramentas (ex.: coleta de leads, registro de oportunidades);
  • Geração e envio de relatórios periódicos.

Modelo Comercial

 

No RPA as a Service você paga pelo uso após o início de funcionamento dos robôs, conforme tabela abaixo:

 

 

  • Os impostos e taxas vigentes (PIS, COFINS e ISS), já aplicados nos valores brutos apresentados, base Alphaville (Barueri-SP). Em caso de faturamento para outras cidades, a retenção de ISS deverá ser analisada por caso e os valores líquidos preservados;
  • Os valores apresentados serão cobrados após o início de funcionamento do robô, sendo a NF emitida até o 5° dia útil do mês com pagamento em 15 dias;
  • Já estão incluídas todas as licenças necessárias para funcionamento da solução, horas de desenvolvimento, suporte e manutenção evolutiva da solução. Não está incluída a infra estrutura para funcionamento da solução, que deverá ser fornecida pelo cliente;
  • Desenvolvimento e suporte serão realizados de maneira remota, sendo necessária liberação de acesso remoto ao ambiente do robô pelo cliente;
  • Para o modelo remunerado por hora existe franquia mensal de 12h de uso. Caso o valor total exceda o custo do pacote mensal, o cliente pode optar pela migração.

 

 

Suporte

Suporte realizado de forma remota em horário comercial – segunda a sexta-feira das 9h às 18h (excluindo feriados nacionais), de acordo com a tabela de SLAS abaixo:

Tabela de SLAs:

 

*Critérios para Prioridade

  • Alta: bugs que provocam paralisia total ou parcial da automatização, impossibilitando seu uso;
  • Média: bugs que impedem que a automatização de um processo crítico seja executada perfeitamente;
  • Baixa: bugs que não causam danos a automatização dos processos críticos da Plataforma; não há risco de paralisia total ou parcial da Plataforma; e não é necessária solução imediata.

Observações Importantes:

  • Em caso de mudança ou novas telas e aplicações com as quais o robô interage será considerada Manutenção Evolutiva, não sendo aplicáveis os SLAs acima;
  • Para as manutenções evolutivas será dimensionado o esforço e cronograma de entrega;
  • Para suporte 24/7 consultar condições específicas.

 

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Veja um exemplo do robô automatizando um processo de cadastro de colaboradores.

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Thiago Mancilha Guimarães

Thiago é Diretor Associado de Performance Empresarial e Inovação. Com 14 anos de experiencia já auxiliou empresas na melhoria de resultados operacionais a partir da implantação de novas tecnologias e serviços de consultoria.

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